Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de junho de 2016

Dando continuidade aos nossos trabalhos, obtivemos outra visão do mundo cultural e as profissões oferecidas por ele, deste modo encarando precocemente a atmosfera do trabalho e situações que futuramente enfrentaremos, é que se optou por oferecer uma Situação de Aprendizagem na qual se pode propiciar a pesquisa, a discussão, a reflexão e a identificação de algumas das profissões contemporâneas do campo da Arte, que têm interfaces em tecnologias digitais. Buscou-se, também, propor ações expressivas que desencadearam o fazer artístico de nos alunos, possibilitando que nossa poética pessoal se manifeste de forma devidamente valorizada, privilegiando o protagonismo em geral. Para o desenvolvimento do trabalho em sala de aula ao longo do ano letivo utilizando-se de um tema muito importante que são as profissões contemporâneas do campo da arte e por isso foi realizado um questionário referente às profissões contemporâneas do campo da arte com interfaces em tecnologias digitais

Objetivo: Compreender os conceitos estudados em relação aos criadores e produtores de artes, em especial a profissão dos coreógrafos ampliando assim o conhecimento dos alunos na linguagem da dança.

1- Quem são os profissionais da dança?
2- O que é coreografia?
3- O que faz um coreógrafo?
4- Quais campos profissionais de atuação do coreógrafo? 
5- O coreógrafo se apropria de alguma tecnologia digital para desenvolver seu trabalho?
6- Quais tecnologias são utilizadas?

A maior parte das respostas dos alunos envolveu como ensino: dar aulas de dança em escolas de ensino fundamental e Médio, além dos cursos livres. Sobre a direção: criar e coordenar apresentações de balé. Escolher e dirigir os dançarinos e definir com os assistentes a cenografia, os figurinos e a iluminação do espetáculo. Coreografia foi definida como: planejar e definir a seqüência de movimentos que serão executados pelos bailarinos. O bailado ficou reconhecido por criar e executar coreografias, individualmente ou em conjunto. Reparação corporal serve para orientar e ensaiar bailarinos e outros artistas para um espetáculo de dança ou teatro. Coordenar workshop e cursos sobre o tema. A produção visa viabilizar a exibição de espetáculos de dança, conseguindo patrocínios, administrando o orçamento e providenciando os locais de ensaio e os materiais necessários para a sua realização.
A coreografia é elaborada por um coreógrafo que estrutura o esquema de trabalho a ser desenvolvido e cria figuras coreográficas ou sequências. Um coreógrafo transmite ao bailarino a forma, a movimentação, o ritmo, a dinâmica e a interpretação necessária para a execução da obra. Os campos profissionais de atuação do coreógrafo são diversos eles trabalham com dançarinos para interpretar e desenvolver idéias e transformá-las em performances prontas. E também atuam nas companhias de dança, onde são responsáveis pelos bailados, espetáculo de dança, na televisão e no Teatro. Os coreógrafos se apropriaram de uma tecnologia digital para desenvolver seu trabalho a videodança que surgiu no início dos anos 70. Desta forma, o vídeo associado à dança era uma forma de registro, uma vez que a dança sofre uma dificuldade histórica nesse aspecto. as tecnologias são utilizadas atualmente são as câmeras de filmar, o computador, a internet, o que se tem hoje são as novas tecnologias, as tecnologias digitais, que permitem outras construções de percepção, diferentes explorações para o movimento e novas organizações para o corpo no espaço tempo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário