Dando continuidade aos nossos trabalhos, obtivemos outra visão do mundo
cultural e as profissões oferecidas por ele, deste modo encarando precocemente a
atmosfera do trabalho e situações que futuramente enfrentaremos, é que se optou
por oferecer uma Situação de Aprendizagem na qual se pode propiciar a pesquisa,
a discussão, a reflexão e a identificação de algumas das
profissões contemporâneas do campo da Arte, que têm interfaces em
tecnologias digitais. Buscou-se, também, propor ações expressivas que desencadearam
o fazer artístico de nos alunos, possibilitando que nossa poética pessoal se
manifeste de forma devidamente valorizada, privilegiando o protagonismo em
geral. Para o desenvolvimento do trabalho em sala de aula ao longo do ano letivo
utilizando-se de um tema muito importante que são as profissões contemporâneas
do campo da arte e por isso foi realizado um questionário referente às profissões
contemporâneas do campo da arte com interfaces em tecnologias digitais
Objetivo: Compreender
os conceitos estudados em relação aos criadores e produtores de artes, em
especial a profissão dos coreógrafos ampliando assim o conhecimento dos alunos
na linguagem da dança.
1- Quem são os profissionais da
dança?
2- O que é coreografia?
3- O que faz um coreógrafo?
4- Quais campos profissionais de atuação do coreógrafo?
5- O coreógrafo se apropria de alguma tecnologia digital para desenvolver seu trabalho?
6- Quais tecnologias são utilizadas?
2- O que é coreografia?
3- O que faz um coreógrafo?
4- Quais campos profissionais de atuação do coreógrafo?
5- O coreógrafo se apropria de alguma tecnologia digital para desenvolver seu trabalho?
6- Quais tecnologias são utilizadas?
A maior parte das respostas dos
alunos envolveu como ensino: dar aulas de dança em escolas de ensino
fundamental e Médio, além dos cursos livres. Sobre a direção: criar e
coordenar apresentações de balé. Escolher e dirigir os dançarinos e definir com
os assistentes a cenografia, os figurinos e a iluminação do espetáculo. Coreografia
foi definida como: planejar e definir a seqüência de movimentos que serão
executados pelos bailarinos. O bailado ficou reconhecido por criar e
executar coreografias, individualmente ou em conjunto. Reparação corporal serve
para orientar e ensaiar bailarinos e outros artistas para um espetáculo de
dança ou teatro. Coordenar workshop e cursos sobre o tema. A produção
visa viabilizar a exibição de espetáculos de dança, conseguindo patrocínios,
administrando o orçamento e providenciando os locais de ensaio e os
materiais necessários para a sua realização.
A
coreografia é elaborada por um coreógrafo que estrutura o esquema de trabalho a
ser desenvolvido e cria figuras coreográficas ou sequências. Um coreógrafo transmite
ao bailarino a forma, a movimentação, o ritmo, a dinâmica e a interpretação
necessária para a execução da obra. Os campos
profissionais de atuação do coreógrafo são
diversos eles trabalham com dançarinos para interpretar e desenvolver idéias e
transformá-las em performances prontas. E
também atuam nas companhias de dança, onde são responsáveis pelos
bailados, espetáculo de dança, na televisão e no Teatro. Os coreógrafos se apropriaram de uma tecnologia digital
para desenvolver seu trabalho a
videodança que surgiu no início dos anos 70. Desta forma, o vídeo associado à
dança era uma forma de registro, uma vez que a dança sofre uma dificuldade
histórica nesse aspecto. as tecnologias são
utilizadas atualmente são as câmeras de
filmar, o computador, a internet, o que se tem hoje são as novas tecnologias,
as tecnologias digitais, que permitem outras construções de percepção,
diferentes explorações para o movimento e novas organizações para o corpo no
espaço tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário